sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Viver apaixonadamente

Dia 7

Doces preferidos

Tirando os sonhos congelados do freezer

Nossa vida mais real acontece quando vivemos nossos sonhos acordados

Henry David Thoreau



Os sonhos podem ser tão gostosos quanto o doce preferido de sua infância. Lembra-se dele? Eles variam de pessoa para pessoa, mas como gostávamos deles quando crianças!

Para a maioria das pessoas, porém, a realização dos sonhos raras vezes acontece tranquilamente. É como se o sorvete tivesse derretido rápido demais, caído do palito e se espatifado na calçada.

Não leva muito tempo até que as nevascas da vida congelem os sonhos. O cotidiano desgasta nossos sonhos com uma naturalidade peculiar. Então os vários “se eu pudesse” e “e se” nos assombrarão a menos que tenhamos consciência de que devemos esforçar-nos para trazer nossos sonhos únicos à vida. Muitas pessoas, porém, não têm idéia de quais são seus sonhos e do que realmente querem da vida. O salmista disse: “provem, e vejam como o Senhor é bom” (Sl 34.8).

Vale a pena refletir

Neste momento qual é a sua conexão com seus sonhos? Sua vida diária reflete uma busca ativa de seus sonhos? O que o impede de fazer essa busca?

Os sonhos flutuam

Os sonhos têm mais variedades do que sabores de sorvete. O simples fato, porém, de querer alguma coisa não significa que esse seja o sonho que Deus plantou em seu coração. Assim, como saber se um sonho é de fato de Deus ou simplesmente uma idéia que surgiu em sua cabeça? É certo que o sonho de Deus para sua vida nunca será contrário à sua Palavra, porque ele nunca se contradiz. Se o desejo que você tem vai contra a palavra de Deus, então não é um sonho Dele.

O sonho de Deus também emerge porque faz diferença na vida de outras pessoas. Não é um sonho egoísta. Só você pode saber qual é o sonho de Deus para a sua vida. Ele nos criou como seres sociais, tão relacionais quanto Ele, e deseja que amemos e sirvamos aos outros como Ele faz.

Vale a pena refletir

Como você faz distinção entre seus próprios sonhos egoístas e os sonhos concedidos por Deus, plantados em sua vida? Como Deus revelou e realçou o sonho dele para sua vida? Qual foi sua resposta comum no passado? Em que aspectos sua resposta seria diferente se você tivesse apenas um mês para viver?

Estrada de terra

Satanás sabe que os sonhos começam no coração e, por isso, quer ferir seu coração, tirá-lo da ação e, com um frio capaz de atingir a alma, congelar seus sonhos. Lembre-se do que Jesus em João 10.10 falou: “o ladrão veio para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. O propósito de Deus é dar-lhe um sonho. O propósito de Satanás é roubar-lhe o sonho. E você deve estar ciente do quanto ele é decidido.

Geralmente, questionamos até Senhor vamos ter que esperar para ter nosso sonho realizado. Lembre-se: se você está na sala de espera da vida neste momento, saiba que você não está sozinho, Deus é contigo. Por que Deus manda todo mundo para essa sala de espera da vida? Creio que é porque ele quer que aprendamos a confiar nele.

A incrível ironia é que Deus se alegra em curar nossas feridas e transformá-las em fontes de força para realizar os sonhos que ele tem para nós. Deus pode usar a própria experiência dolorosa que você gostaria de esquecer para fazer diferença na vida de outras pessoas. Lembra de José do Egito? Deus usou as circunstância complicadas para abençoar José. Ele não causou o mal, mas transformou o mal em bênção.

Para a vida toda

1.    Pegue sua “caixa de sonhos”. O que há dentro dela? Quais são seus sonhos congelados?

2.    Passe um tempo em oração pedindo a Deus que revele algo que você possa fazer hoje para tornar mais eficaz sua busca do sonho Dele para sua vida.



Até amanhã com a graça de Deus. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário