quarta-feira, 26 de outubro de 2011


Partir  corajosamente

Dia 24

Sementes

Plantando para o futuro

A criação de milhares de florestas depende de uma semente.
Ralph Waldo Emerson

Fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa dessa fé é ver aquilo que acredita.
Agostinho

Quando penso no significado de tomar decisões como de tivéssemos um mês de vida, a pergunta permanece: é possível viver de um modo que nosso impacto seja sentido para sempre? Não só acredito que seja possível, mas creio que é o tipo de vida para o qual fomos criados.

Vale a pena refletir
O que representa um legado duradouro para você?

Jardinagem espiritual
Parece óbvia a necessidade de avaliar o que você está plantando, mas muitas vezes se despreza sua importância. Que tipo de semente você está plantando? Em suma, tudo depende do poder da semente. Jesus conta a parábola do semeador:

E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas, vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra e deu fruto: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta.

Em seu nível mais básico, essa é a parábola sobre a fé, pois o semeador tinha fé na semente, em seu potencial de produzir. Se quisermos ter uma vida que perdure além de nós, devemos sempre plantar sementes de fé.
A cada dia, a cada momento, em todos os atos, plantamos alguma coisa. Qual efeito cumulativo de suas palavras, ações e intenções sobre aqueles que e o cercam? Não devemos plantar pedras e sim semente, pois estas produzem vida e tem esse potencial dentro de si, e aquelas não passam de pedras sem vida, sem potência e sem fruto.
Se acumular coisas e tentar impressionar as pessoas é tudo o que você faz, sua influência terminará no momento em que morrer. O tamanho da pedra não importa. Seja um cisco, seja uma montanha, se você enterrá-la, nunca será vista de novo. O impacto é zero.
Deveremos lançar a semente no solo e esperar que no silêncio ela morra. Desse jeito ela se abre para produzir a vida. Do mesmo modo, precisamos morrer para nós mesmos – para nossos desejos, objetivos egoístas – e assim plantar a semente do altruísmo.

Vale a pena refletir
O que você fez semana passada que durará para sempre?

Amostras de solo
A maioria das pessoas que lidam com agricultura diz que onde se planta é quase tão importante quanto o que se planta. Uma semente tem potencial, mas se for plantada em solo ruim, não vingará.
A vida cristã não tem nada a ver com conforto; tem a ver com caráter. Deus desenvolver nosso caráter quando nos dispomos a plantar sementes de fé.
Se você plantar coisas temporárias, colherá coisas temporárias. Se plantar sementes eternas, colherá frutos eternos. Se plantar generosidade, colherá generosidade. Você receberá de volta tudo aquilo que plantar.
Se quer ter certeza de que sua vida tem significado, disponha-se a plantar sementes eternas em lugares férteis.

Para a vida toda
1.    Faça uma lista de compromissos, responsabilidades e obrigações importantes, mas que não duram eternamente. Pense em como eliminar esses compromissos de sua agenda, se não permanentemente, pelo menos por um período.
2.    Os valores são mais importantes que os bens. Faça uma lista dos valores que você espera deixar e das pessoas que deseja como herdeiros.

Até amanhã com a graça de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário