terça-feira, 18 de outubro de 2011


Aprender humildemente

Dia 18

Furacões

Suportando os ventos da mudança

Tudo o que vejo me ensina a confiar no Criador em tudo aquilo que não vejo.
Ralph Waldo Emerson

Se não gosta de alguma coisa mude-a. Se não puder mudá-la, mude sua atitude. Não reclame.
Maya Angelou

Quando os furacões da vida nos atingem, devemos escolher como reagiremos. É muito comum haver rupturas em nossos relacionamentos porque estamos completamente despreparados para as tempestades e o estresse que se abate sobre nossa vida.
As tempestades chegarão, mais cedo ou mais tarde. A única coisa permanente nessa vida é a mudança. A mudança é simplesmente uma parte da vida. Tudo depende de sua reação!

Ventos de mudança
Ao colocarmos princípios bíblicos em prática, veremos que é possível não apenas sobreviver aos ventos de mudança, mas também aproveitá-los para encher nossas velas e navegar para frente.
É difícil parar uma tempestade em ação. A mudança é inevitável, e você pode desperdiçar muito tempo e energia tentando lutar contra ela. Se não aprender a adaptar-se às situações inesperadas da vida e caminhar junto com elas, seu navio será destruído.
A realidade é que, se não aprendermos a nos adaptar aos ventos de mudança, nunca desfrutaremos a vida. a mudança é assustadora, incerta e ameaçadora, mas também pode ser sadia, dinâmica, renovadora e necessária. A vida não navega ao redor dos ventos de mudança; a vida abundante está nessas mudanças da vida.
Alfred Souza observou:
Por muito tempo pareceu-me que a vida estava prestes a começar – uma vida real. Mas sempre havia algum obstáculo no caminho, alguma coisa pela qual era necessário passar primeiro, algum negócio não concluído, um tempo para ainda ser servido, uma dívida a ser paga. Então a vida começaria. Finalmente descobrir que esses obstáculos eram minha vida.

Vale a pena refletir
Qual época de sua vida você acha a mais feliz?  Como você compara a época atual de sua vida a essa? A nostalgia tem feito você perder oportunidades no presente?

Rota de colisão
O apóstolo Paulo passou por uma tempestade durante quatorze dias (Atos 27). A partir do exemplo de Paulo, podemos aprender como ele permaneceu calmo n meio da crise. Ele foi o único a bordo a manter a confiança porque optou por olhar além da tempestade.
Deus não provoca as mudanças dolorosas na vida, mas as usa e deseja produzir o bem a partir delas. Uma maneira de ele fazer isso é promover o crescimento de nosso caráter. O psicólogo Jonh Towesend disse que a imaturidade é o desejo de que a realidade se adapte a você. A maturidade, em contrapartida, adapta-se à realidade.
Crescer e aprender com as tempestades da vida exige essa ferramenta de navegação: maturidade.

Área de carga
A realidade exige que mudemos nossa maneira de ver o mundo. A perspectiva também pode ajudar-nos a clarear as prioridades. A mudança pode deixar nossas prioridades mais claras e iluminar aquilo que de fato importa.
Seremos forçados a reavaliar nossas prioridades sempre que as tempestades estiverem soprando em nossa vida e nosso navio estiver sendo atingido. Algumas cargas devem ser jogas fora. Uma das mais importantes prioridades definitivamente atingirá o topo: os relacionamentos.

Vale a pena refletir
Qual carga tangível você perdeu em uma das tempestades de sua vida? Qual carga precisou jogar fora intencionalmente para que sobrevivesse a tempestade?

Âncora inabalável
Embora seja necessário aprender a se adaptar e mudar o curso a fim de vencer a tempestade, é preciso saber o momento de lançar a âncora e se fixar no lugar. Jesus é nosso ponto de segurança. Deus ancorou Paulo com a sua presença e continua a nos ancorar da mesma maneira, ainda que não vejamos anjos.
Você precisa lembrar de que Deus está no meio da sua tempestade pra te ajudar a vencer os ventos. Tendo Deus como seu navegador, você saberá quando seguir com a tempestade, lançar a âncora e permanecer firme.

Para a vida toda
1.    Se você soubesse que tem apenas um mês para viver qual carga jogaria para fora do barco de sua vida? Em outras palavras, como simplificaria sua vida?
2.    De que maneira sua fé o sustentou durante algumas tempestades do passado? O que você aprendeu sobre Deus e sobre você?
3.    Quais tempestades você está enfrentando hoje?

Até amanhã com a graça de Deus.




2 comentários:

  1. Realmente.... tempestades vêm em nossas vidas, mas quando deixamos Deus nos guiar Ele nos dá a direção certa a seguir. E com isso muitas vezes gera uma mudança que devemos estar aptos para isso.

    Com Deus somos mais que vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Amém querida Paula... que estejamos dispostos para encararmos as mudanças necessárias!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir