sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Amar completamente

Dia 14

Presente

Agradecendo às pessoas de sua vida

A gratidão libera a plenitude da vida. ela torna suficiente o que temos e muito mais. Transforma a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza. Pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa num lar, um estranho num amigo.
Melody Beattie

O gosto da torta de maça quentinha, o cheiro do mato depois da chuva, o burburinho das crianças ao redor da árvore de natal, o pôr-do-sol nas montanhas, o contato da areia nos pés, os momentos especiais vividos em torno de uma deliciosa refeição com a família e os amigos.
A maioria das pessoas que sabe que seus dias estão contados compreende a importância de sensações muitas vezes desprezadas. Elas sabem o que significa acordar com o coração agradecido.
Falamos muito sobre gratidão em nossa cultura, mas é difícil praticá-la. A concepção mental do consumo instigado pela mídia e pela propaganda, somada à tendência humana de comparação, impede que alcancemos esse ponto. Ouvimos – e com freqüência acreditamos – que não temos o suficiente. Somos condicionados a aceitar automaticamente que o próximo aparelho eletrônico, o próximo par de sapatos, as próximas férias de verão ou o próximo relacionamento afetivo nos trarão satisfação. Contudo, como é natural, os bens materiais, as experiência emocionantes e até mesmo outras pessoas não podem matar a sede espiritual de nossas vidas.
Somente Deus pode saciar nossa mais profunda sede com água viva. Cícero observou sabiamente: “a gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas elas”. Concentrar-se no agradecimento por tudo o que se tem impede a amargura e a ganância.

Vale a pena refletir
Qual foi a última vez em que você desfrutou um momento precioso? O que o impede de ter mais desses momentos?

Segundas chances
No evangelho de Lucas 17 conhecemos a história de dez homens que estavam leprosos e que Jesus os curou com seu amor e poder. Pensando um pouco na vida desses homens, você consegue imaginar o que é nunca ser tocado de novo, nunca sentir o abraço de uma criança, nunca sentir os braços de seu pai ou de sua mãe sobre seus ombros, nunca sentir o abraço de seu cônjuge? Era assim que aqueles homens viviam fazia anos.
No entanto, depois da cura e do restabelecimento de suas vidas apenas um voltou para agradecer quem tinha feito tão grande milagre, Jesus de Nazaré. Aquele único homem no caminho para encontrar-se com o sacerdote viu que estava curado e entendeu que precisaria voltar para agradecer a Jesus o responsável pela cura. Porém, sabemos que apenas ele entendeu o que é gratidão.
A gratidão tem o poder de nos transformar. Aquele homem não estava curado apenas fisicamente; ele recebera também a cura espiritual. Há poder na gratidão para nos curar no aspecto espiritual, emocional e relacional. Uma atitude de gratidão abre nosso coração a Deus, capacitando-nos a ver o mundo como ele realmente é, a experimentar a vida em sua plenitude e a desfrutar cada momento que respiramos.
O que há em nossos corações para considerarmos tantas coisas naturais? Naquele dia, dez homens receberam um presente, mas apenas um abriu o pacote. Dez pessoas receberam vida naquele dia, mas apenas uma delas percebeu que havia mais do que simplesmente o tempo aqui na terra. A gratidão faz isso: ela nos transforma. Abre seu coração para Deus, de modo que você experimente todas as bênçãos que ele tem para você.
A gratidão expande nosso coração. Passamos a ter total consciência dos detalhes que amamos na vida, das coisas simples com as quais nos alegramos e, a principal, das pessoas que Deus colocou em nossa vida. Resumindo, a gratidão expande nossa capacidade de desfrutar a vida.

Um em dez
A ingratidão tem efeito contrário. Ela faz nosso coração encolher e esfriar. Ela bloqueia o fluxo da sabedoria e das bênçãos de Deus em nossas vidas. De fato, o oposto de um coração cheio de gratidão é um coração cheio de insatisfação, queixa, reclamação e negatividade.
Se você tivesse apenas um mês para viver, com certeza gostaria de extrair o máximo desse tempo, sorrir e envolver-se plenamente com as pessoas a quem ama, apreciar as pequenas coisas, aquelas que podem parecer tolas para os outros, mas que alegram sua alma.
Agradecer àqueles que estão ao nosso redor simplesmente aumenta amor entre nós. Ao expressarmos nossa gratidão a Deus, aumentamos nossa capacidade de experimentar uma vida plena, sem arrependimentos.

Para a vida toda
1.    Faça uma lista de gratidão com cinco ou seis pequenas coisas que você geralmente considera naturais. Pare um pouco e sinta o perfume das rosas, agradecendo a Deus pelas pequenas coisas que tornam a vida bela.
2.    Faça uma lista das pessoas pelas quais você é agradecido e procure-as para lhes dizer da sua gratidão e amor.

Até amanhã com a graça de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário