quinta-feira, 27 de outubro de 2011


Partir  corajosamente

Dia 27

Estrela-do-mar

Fazendo um mundo de diferença

A verdadeira medida de um indivíduo é a maneira como ele trata uma pessoa que não lhe fará bem algum.
Ann Landers

Basta que os homens bons não façam nada para que o mal triunfe.
Edmund Burke

O problema surge quando começamos a pensar que a felicidade significa estar seguro e confortável, e quando nosso principal objetivo na vida é fugir de todo risco. Quando nossa primeira prioridade é estar são e salvo, perdendo contato não apenas com as necessidades dos outros, mas com uma necessidade primária de nós mesmos.

Vale a pena refletir
Para você, qual a importância do conforto nesse estágio da vida? de quais convivências seria mais difícil abrir mão?

O poder de uma pessoa
É comum as crianças nos ensinarem mais do que nós a elas. Helen Keller disse “sou apenas uma, mas ainda sou uma. Não posso fazer tudo, mas ainda posso fazer alguma coisa; e não é porque não possa fazer tudo que vou me recusar a fazer algo a meu alcance”.
Existe a tentação de transformar esses problemas em abstrações, em vez de enxergá-los como realidade diárias de vidas humanas individuais. Se transformarmos em hábito o ato de fazer o que podemos, onde podemos, seremos transformados a medida que ajudarmos os outros. Como Ralph Waldo Emerson observou: “nada embeleza mais a pele, o corpo ou o comportamento do que o desejo de espalhar alegria, em vez de dor, aos que estão perto de nós”.

Sacrifício vivo
Perdemos a capacidade de ver além da própria vida por duas razões fundamentais: o desejo humano de controlar o próprio mundo, seguro e confortável e nossa cultura que nos leva adquirir mais que a doar.
O objetivo da maturidade é ir além de nós mesmos e de nossos próprios desejos. Uma das primeira ações, e mais importantes, para começar a nos importar com os outros é orar pelos pobres e oprimidos espalhados pelo mundo.
Orar faz que você e eu nos concentremos nas necessidades dos outros de maneira singular.

Vale a pena refletir
Com que freqüência você deixa passar oportunidades por achar que sua contribuição é pequena demais?

Ação exigida
Oferecemos nosso corpo como sacrifício vivo quando doamos tempo, talentos e bens. A bíblia tem muito que dizer sobre a questão de cuidar das necessidades do pobre: “quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta”. (Pv 21.13)
Você tem conhecimentos, habilidades e técnicas que podem mudar a vida de outras pessoas se você as colocar em prática. Subestimamos o poder do simples fato de estar na vida de outra pessoa.
Deus disse que não há problema em ser abençoado financeiramente, contanto que façamos duas coisas com nosso dinheiro e nossos bens: desfrutar o que temos, em vez de sempre quer mais, e doar generosamente. Se fizermos essas duas coisas, cresceremos em maturidade e desfrutaremos um nível de satisfação que o dinheiro jamais poderá comprar.
A última maneira de crescer em maturidade e criar um coração consciente do mundo é trabalhar em comunidade. Seja por meio da igreja, da escola, da empresa, da vizinhança, da família, somos chamados a nos reunir e ajudar os outros.
Juntos, podemos literalmente mudar o mundo.

Até amanhã com a graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário